Pois bem, mais uma Copa se inicia e será que o nosso Brasil será o Campeão? Este texto vai versar sobre isso e, também, sobre outros assuntos correlatos a este. Então, vamos a eles: a) a infraestrutura interna brasileira mudou nestes quatro anos?; e b) como se encontra a nossa economia hoje e os efeitos deste evento na conjuntura interna? Vamos às respostas.
Quanto à infraestrutura no país, refiro-me a estradas, aeroportos, vias urbanas, transporte e etc. Bom, o que se verifica é que, em algumas cidades sedes, o avanço foi razoável. Em relação à nossa capital, Porto Alegre, ainda temos obras inacabadas, o aeroporto não se encontra pronto, conforme o projeto inicial, enfim, há muitos gargalos a serem resolvidos. No transporte, pouco se evoluiu na Capital, sendo assim, o legado da Copa, em minha opinião, foi apenas o 7 a 1.
Uma exceção foi de fato a movimentação dos serviços. E, neste ano, este fenômeno retorna, digo, atividades em prol do incentivo a assistir as partidas em locais públicos e privados, ou seja, espaços com muita gastronomia e serviços adicionais, além da transmissão dos jogos. Parece-me que este é um fenômeno mundial, na Rússia, na Europa e em outras regiões do Mundo, também se está sendo ofertando esse tipo de serviço.
As Fan Fest estão espalhadas pelos territórios. Elas são um dos legados deixados pela Copa no Brasil e que, agora, está se repetindo. De fato, o ciclo dos negócios, hoje e quatro anos atrás, mostra a força do setor de serviços. Cada vez mais, a população deseja e procura estes bens/serviços relacionados a esse setor. O Brasil, em retrospectiva, tinha, em 2014: "Segundo o Boletim Focus, apontava para o país, um crescimento de 0,13% do PIB e inflação de 6,38%, queda de 2,5% na produção industrial, e balança comercial com um déficit de US$ 1,8 bi. Já o Banco Central revisou sua projeção de crescimento do PIB de 0,7% para 0,2% no dia 23 de dezembro".
Enfim, hoje temos uma economia em recuperação, contudo, com efeito das paralisações, isso poderá dificultar um pouco a volta mais rápida do crescimento. No cenário de obras, ainda estamos com dificuldades. Muitas cidades não conseguem resolver problemas relacionado a isto.
Mas vamos torcer pela Seleção! Opa, a Rússia já fez 5 a 0. Será um presságio? Veremos...